Pedigree - A Maior Fonte de Informação Genética do Cavalo


O Pedigree ou Genealogia pode ser considerado um grande informativo da genética do cavalo. Isto porque além do fenótipo ou do próprio animal com suas características, o que podemos concluir sobre sua carga genética está na observação de seus Pais, Avós, Bisavós, etc. Analisando o comportamento reprodutivo e genético de seus antepassados podemos intuir uma qualidade reprodutiva e genética inerente a um animal.  Para um potro novo que ainda não possui crias, somente podemos supor a qualidade de sua progênie baseando-se nos produtos conhecidos de seus ascendentes ou irmãos; mais do que isso seus ascendentes podem conferir ao animal uma maior ou menor confiabilidade reprodutiva.

Pedigree publicado na Revista O Cavalo Marchador - Ano III número 27 de julho de 1989 

 

Não é a toa que desde as primeiras publicações da raça davam se extremo valor ao Pedigree de um animal chegando até a se ter uma seção nas revistas dedicada a tratar deste assunto.  Para se levar em conta toda informação que o Pedigree ou Genealogia nos trás é importante antes de tudo, que ele seja confiável. Pois se não, corre-se o risco de um instrumento de informação servir justamente para o contrário ou seja gerar uma informação errada acerca do indivíduo. Diante dos contínuos comentários que correm na atualidade a respeito de Pedigrees não confiáveis é preciso estar atento para sua verificação. Como as anotações das padreações são informadas à Associação pelo próprio criador do cavalo e esta baseia-se nestas informações para gerar o Pedigree, o registro do animal pode não garantir veracidade desta Genealogia, como era de se esperar.  

 

Pedigree publicado na Revista O Cavalo Marchador - Ano I número 1 de maio de 1987. 

 

Por isso é necessário ter-se em mente certos cuidados no exame dos Pedigrees dos animais. Mesmo porque por mais que sejam aperfeiçoados os sistemas de controle sempre haverão brechas dando margens aos erros. Um fator importante é a confiabilidade no criador ou criatório do animal em questão. Muitas vezes a maior garantia de um Pedigree correto está na transparência e conduta do criador que informa os dados nele contidos. Muitas vezes problemas encontrados em algumas Genealogias já indicam para ser ter um certo resguardo e observar com mais cautela o Pedigree de animais da mesma origem. Outro fator importante a observar em relação aos Pedigrees é a própria transmissão das características dos animais. Obviamente, os filhos têm que se parecer com os pais e assim por diante. A genética de pelagens é um bom instrumento também para se observar a descendência de indivíduos. Porém, ainda assim, nada mais confiável até o momento ao examinar um Pedigree que buscar nos pais as características do filho e ao encontrá-las ter certeza de ter nas mãos um grande informativo acerca da carga genética carregada por este animal que com certeza será de enorme utilidade nas atribuições do mesmo. Instrumentos como Tipagem Sanguínea e exame de DNA estão sendo implantados pela Associação para garantir que o Pedigree de um animal possa ser comprovado e desta forma ter certeza de que não se está observando filho de gato achando ser filho de lebre. Certamente a parte obscura da bela história da raça, durante a qual ocorreram estes comentários, em breve estará superada permitindo ao Marchador mostrar todo o seu exímio potencial fruto do trabalho e produção de seus fiéis criadores.

 

08/04/2003


 

 

 

 

 

Plantel Atual Comércio Cavalos Antigos

Rima Zetta

Rima Xiara
 
 
 
Mais Mais Mais